Planejamento Familiar – Vasectomia

 

 

Planejamento Familiar

O que é o Planejamento Familiar?

O Planejamento Familiar é o conjunto de ações que tem como objetivo programar o número e melhor período para o ingresso de um novo membro ao convívio familiar.

 

Qual a importância do Planejamento Familiar?

Um bom Planejamento Familiar tem um impacto muito positivo na vida da família ,seja do ponto de vista social, psicológico, econômico, etc, pois permite planejar qual o melhor momento de aumentar a família .

A gravidez quando não planejada pode gerar situações de estresse, ansiedade, conflitos interpessoal, evazão escolar, empobrecimento familiar, entre outros.

 

Como Fazer um bom Planejamento Familiar?

O casal que deseja fazer um bom planejamento deve ser orientado sobre os métodos anticoncepcionais e discutir com seu médico qual melhor alternativa.

Dentre os métodos podemos ter os métodos: Comportamental (tabelinha, muco cervical, coito interrompido) ,Hormonais (pilulas, injeções), Dispositivo Intra Uterino (DIU) , Barreiras (preservativo, diafragma, espermicida, Cirúrgico (ligadura tubária , vasectomia).

De todos os métodos acima o método cirúrgico é o único que tem ,teoricamente, caráter definitivo e deve ser realizado somente em casais que tem relacionamento estável, número de filhos satisfatório , ou seja, não desejam ter mais filhos.

 

Qual método indicado para meu caso?

Cada caso deve ser discutido individualmente com seu médico, mas as mulheres acabam tendo mais opção de escolha do melhor método anticoncepcional para o casal.

Infelizmente ao homem existem apenas 2 métodos aplicáveis: preservativo e vasectomia cuja indicação deve ser avaliado com a ajuda de um bom urologista.

 

Como faço para ser submetido a vasectomia?

Você precisa primeiro decidir isso em conjunto com sua parceira sexual e, de comum acordo, vocês precisam passar em consulta com um bom urologista para uma avaliação e tomar a melhor decisão para sua família.

Quais são os critérios para ser aprovada minha cirurgia de vasectomia?

Primeiro vocês devem conhecer todos os métodos anticoncepcionais disponíveis , passar por uma entrevista individualizada, ter 25 anos ou 2 filhos vivos, fazer uma avaliação clinica e laboratorial, preencher um termo de consentimento informado sobre a vasectomia.

 

Agende hoje mesmo sua consulta.

Comentários
andretakashi

Posted by andretakashi