Verruga Genital

As verrugas são elevações da pele , geralmente associada a infecção por vírus, sendo indolor e sem sintomas importante.

No entanto, lesão verrucosa na região genital pode estar relacionada a contaminação pelo Papiloma Vírus Humano (HPV).

Mas o que é o HPV?

O HPV é um virus transmitido predominantemente por contato sexual com mucosa oral, anal ou genital (pênis, vagina , vulva, útero) e ,em alguns casos, extragenital como olho , faringe e vias respiratória.

Existem mais de 150 tipos diferentes de HPV, alguns relacionados a elevação do risco desenvolvimento de cânceres no útero, orofaringe, retal, peniano.

Por que devo me preocupar com uma Verruga?

Toda a verruga genital até que se prove o contrário está relacionado a contaminação pelo HPV que,  conforme dito anteriormente, pode levar ao surgimento de câncer.

Os homens que têm fimose que impossibilita a visualização da glande, tornam-se mais vulneráveis ao risco para Câncer de Pênis devido a dificuldade de verificar a glande (cabeça do pênis).

Nas mulheres a contaminação pelo HPV genital pode ser mais grave, pois ao contrário do homem sem fimose que durante o banho costuma visualizar verrugas no pênis, as mulheres não têm acesso ao interior da vagina ou ao colo do útero o que pode muitas vezes levar a um diagnóstico tardio com lesões mais grave e transformação maligna. Estima-se que o câncer de útero deva atingir mais de 16000 novos casos neste ano, segundo o INCA – Instituto Nacional do Câncer, sendo que existe uma forte relação entre a contaminação pelo HPV e o Câncer de colo uterino.

Logo , se você tem uma verruga peniana você pode ser um portador de uma doença potencialmente cancerígena e o pior pode transmitir isso para sua(seu) parceira (o)!!!

Tenho uma verruga genital: e agora como eu faço?

O importante é manter-se calmo e procurar um bom urologista o mais rápido possível e discutir com seu médico as opções de tratamento.

Pode se optar por cremes abrasivos, químicos ou imunoestimuladores que deve ser discutido com seu urologista. Seu efeito depende da adesão ao uso destes produtos de forma adequada, conforme prescrito pelo seu urologista.

Dentre as várias opções de tratamento a peniscopia com biópsia da lesão e eletrocoagulação destaca-se por ser um método diagnóstico e terapêutico, no qual, na maioria das vezes, o paciente com uma sessão livra-se dessas verrugas de forma rápida , prática e segura.